Prótese de mamas

A colocação de prótese de mamas, também conhecida como mamoplastia de aumento, é um procedimento cirúrgico que visa aumentar a autoestima e corrigir questões como mamas pequenas, pouco volumosas e assimétricas.

Quando a colocação de prótese de mamas é indicada?

A prótese de mamas é indicada para mulheres que buscam aumentar o volume dos seios, corrigir assimetrias de tamanho e leves quedas. As próteses de silicone também são indicadas para reconstrução dos seios após mastectomia (remoção das mamas).

Quais os tipos de prótese de silicone

A prótese de mamas pode ser classificada de acordo com o perfil (formato) e a textura da superfície. Em relação ao perfil, pode ser em formato redondo, cônico ou de gota. No que corresponde à superfície, pode ser classificada em lisa, texturizada ou de poliuretano. O formato redondo preenche de forma igual, deixando os seios mais empinados e o colo bem marcado. A prótese cônica deixa os seios mais pontudos, salientando os mamilos. Já a prótese em gota tem um modelo mais anatômico, com maior volume na parte inferior. A prótese lisa possui maior índice de contratura capsular, o que pode deformar a prótese. A prótese de poliuretano possui o menor índice de contratura capsular, mas é mais sensível e tem mais chances de dobras. Já as próteses texturizadas possuem micro-rugosidades que quebram a formação da cápsula e são as mais utilizadas nas cirurgias de mamas.

Como é colocada a prótese de mamas?

O implante de silicone é feito por meio de uma cirurgia relativamente simples, na qual o cirurgião plástico especialista faz uma pequena incisão nos tecidos para que seja possível colocar a prótese de silicone na posição desejada.

Posição das próteses

O posicionamento das próteses mamárias pode ser feito de forma subglandular (atrás da glândula mamária), subfascial (atrás de uma camada que fica em cima do músculo fáscia ou submuscular (por trás do músculo).

Incisões e cicatrizes

A colocação da prótese de mamas pode ser feita em três lugares diferentes, que determinam a localização da cicatriz: periareolar (ao redor da aréola), inframamária (embaixo da mama, na dobra) ou pela via axilar.

Pré-operatório

No pré-operatório são definidas questões como o volume e o tipo de prótese que será implantada. Além disso, o médico cirurgião plástico deve avaliar as condições de saúde do paciente para determinar se existe alguma contraindicação para o procedimento.

Cuidados pós-operatórios

Evitar esforços nas primeiras 24h após a cirurgia. Dormir de barriga para cima nos primeiros 30 dias após o procedimento. Utilizar medicamentos conforme prescritos. Evitar exposição solar nos primeiros três meses após o implante. Utilizar sutiã cirúrgico compressivo 24 horas por dia, nos 30 primeiros dias após a cirurgia, e por mais 30 dias somente à noite. Evitar a ingestão de bebida alcoólica, frituras e açúcares por 1 mês. Para pacientes que não trabalham realizando esforço físico é possível retornar às atividades após 10 dias de pós-operatório. Agende uma avaliação e saiba mais sobre a colocação de próteses de silicone nas mamas.

CIRUGIAS

Especialidades & Cirurgias

Confira a seguir algumas das cirurgias e procedimentos que são especialidades do cirurgião plástico Dr. Fernando Freitas

contato

Fale comigo, adorararei tirar suas dúvidas

Entre em contato conosco