Lipoaspiração no tratamento do Lipedema

O lipedema (Síndrome Gordurosa Dolorosa) causa uma desproporção entre as extremidades e o tronco motivada pelo aumento do tecido adiposo subcutâneo. A condição não tem relação com excesso de peso, mas com acúmulo patológico de células adiposas.

O que é e o que causa o lipedema?

O lipedema é uma doença crônica, caracterizada pelo acúmulo de gordura principalmente nos membros inferiores, mas também nos superiores. A condição provoca uma desproporção simétrica no corpo, além de desconfortos físicos e estéticos. As mulheres são as mais atingidas por essa doença e os principais sinais e sintomas são dores, cansaço e inchaço na região. Além disso, o acúmulo de gordura compromete e influencia negativamente a qualidade de vida e a autoestima das pacientes. Não existe uma causa definida para o desenvolvimento do lipedema, mas acredita-se que alterações genéticas, metabólicas, hormonais e inflamatórias estejam relacionadas. O ideal é buscar um profissional especializado que possa avaliar o caso individualmente.

Tipos e estágios do lipedema

O lipedema é dividido em cinco tipos: Tipo 1: a gordura se deposita nas nádegas e quadril. Tipo 2: a gordura se distribui na parte interna dos joelhos. Tipo 3: a gordura se localiza nos tornozelos. Tipo 4: o lipedema atinge os membros superiores (braços). Tipo 5: a gordura se localiza apenas nas panturrilhas. A condição também pode ser classificada em estágios: Estágio I: a pele tem aspecto liso e o tecido subcutâneo tem consistência macia e engrossa de maneira uniforme quando pressionado. Estágio II: a pele apresenta textura irregular (semelhante a casca de uma laranja) e é possível perceber nódulos subcutâneos. Estágio III: o volume do tecido adiposo subcutâneo é maior, os nódulos são mais proeminentes e ocorre uma distorção do perfil do membro afetado.

Sinais e sintomas do lipedema

A principal característica do lipedema é o excesso simétrico, ou seja, bilateral, de tecido gorduroso em regiões como pernas, braços e tornozelos. Os sinais e sintomas mais frequentes relatados por pacientes diagnosticados com a síndrome são: Hipersensibilidade ao toque; Perda de elasticidade da pele; Hematomas frequentes; Sensibilidade à pressão; Inchaço nos membros afetados; Cansaço e sensação de peso na área afetada. A lipoaspiração para lipedema é uma das opções de tratamento que pode devolver o contorno natural dos membros e melhorar os sintomas.

Lipoaspiração no tratamento do lipedema

A lipoaspiração no tratamento do lipedema tem como objetivo remover a gordura acumulada no membro afetado. O procedimento consegue melhorar o contorno natural dos membros e aliviar sintomas como dores e sensibilidades na região. O número de sessões de lipoaspiração varia, pois o limite de segurança para o volume aspirado gira em torno de 7% do peso corporal. O médico responsável deve avaliar a elasticidade da pele para garantir que a retirada de gordura esteja adequada com a retração cutânea, evitando que haja flacidez após o procedimento. Agende sua consulta com um cirurgião plástico para obter mais informações sobre a indicação de lipoaspiração no tratamento do lipedema.

CIRUGIAS

Especialidades & Cirurgias

Confira a seguir algumas das cirurgias e procedimentos que são especialidades do cirurgião plástico Dr. Fernando Freitas

contato