Mamoplastia

Mamoplastia é o nome dado para um conjunto de procedimentos, realizados por cirurgiões plásticos, indicados para mulheres que estão insatisfeitas com a aparência das mamas e apresentam seios caídos, muito grandes ou muito pequenos, deformidades e assimetrias.

O que é mamoplastia?

Mamoplastia é um conceito amplo, utilizado para designar toda cirurgia plástica que tem o objetivo de modificar o formato das mamas aumentando, diminuindo ou alterando a aparência e tornando-as mais harmoniosas e proporcionais ao restante do corpo.

Mamoplastia redutora

A mamoplastia redutora é indicada para mulheres que apresentam mamas muito volumosas e desproporcionais, que causam desconfortos estéticos e dores na coluna, e visa eliminar o excesso de glândula mamária, pele e gordura.

Mamoplastia de aumento

A mamoplastia de aumento é indicada para mulheres que têm os seios muito pequenos ou que apresentam alguma deformidade adquirida e consiste na colocação de um implante de silicone que garanta firmeza, formato e aparência natural.

Mastopexia

A mastopexia é o lifting mamário, um procedimento indicado para corrigir a queda das mamas, que muitas vezes acontece após a gravidez, a perda de peso ou como consequência da flacidez da pele, e visa deixar os seios mais simétricos e harmônicos.

Como é feita a cirurgia de mamoplastia?

A mamoplastia é feita por um cirurgião plástico especializado em cirurgias de mama, em ambiente hospitalar, no qual o paciente é submetido à anestesia.

Pré-operatório

No pré-operatório, o cirurgião plástico responsável indica a realização de exames laboratoriais e de imagem, conforme a história clínica de cada paciente, como hemograma, coagulograma, mamografia e ultrassonografia, eletrocardiograma, entre outros. O objetivo é determinar as condições de saúde da paciente e avaliar a presença de alguma condição de saúde que interfira na realização do procedimento.

Anestesia

A anestesia utilizada na maioria dos casos é a anestesia geral, mas pode variar de acordo com o tipo de mamoplastia (aumento, redução, reconstrução, reparação) e a técnica utilizada. A sedação com algum tipo de bloqueio (raquianestesia ou anestesia peridural) também pode ser utilizada.

Pós-operatório

O pós-operatório pode variar conforme o tipo de mamoplastia realizado. Em geral, a paciente deve evitar a movimentação dos braços acima dos ombros, usar sutiã de sustentação ou cirúrgico durante um mês e não dormir de lado nos 30 primeiros dias. Durante 90 dias, não é recomendado dormir de bruços e os curativos devem ser trocados regularmente. A paciente deve evitar pegar peso e praticar exercícios físicos por, no mínimo, 30 dias, ou até que haja liberação médica.

CIRUGIAS

Especialidades & Cirurgias

Confira a seguir algumas das cirurgias e procedimentos que são especialidades do cirurgião plástico Dr. Fernando Freitas

contato

Fale comigo, adorararei tirar suas dúvidas

Entre em contato conosco