QUEDA DE CABELO- DESCUBRA COMO EVITAR

cabelo

Oleosidade excessiva, estresse, dermatite seborréica, mudanças hormonais ou calvície. São inúmeras as causas que podem proporcionar a queda de cabelo. Normalmente, a pessoa só nota a perda excessiva de cabelo quando é possível encontrar diversos fios espalhados na escova ou pente, no travesseiro e até nas roupas. Fique atenta em relação à saúde dos fios. Se você está perdendo mais de 150 fios por dia, está na hora de procurar uma ajuda médica.

De acordo com o dermatologista Fernando Passos de Freitas (CRM-106.504), momentos de estresse, preocupação, ansiedade e depressão podem refletir na beleza das madeixas e causar a queda dos fios.

?O cabelo pode perder seu aspecto saudável por diversos motivos. Entre eles podemos citar as alterações nutricionais, as manifestações genéticas, irregularidades hormonais e as inflamações no couro cabeludo. Exposição excessiva ao sol ou à fumaça dos cigarros também podem comprometer a saúde dos fios?, explica o dermatologista.

Inimigos do cabelo

A alopécia areata é outro mal que pode acelerar a queda. A doença causa a perda de pelos em áreas bem delimitadas do corpo, em geral de forma arredondada ou oval.

O fator psicológico nunca deve ser menosprezado. Dependendo do nível do estresse, ele pode afetar o estado do couro cabeludo, causando excesso de oleosidade nesta região. Alergias a processos químicos como tinturas e escovas progressivas, ou desequilíbrios hormonais causados por doenças como diabetes, hipotireoidismo e ovários policísticos, também podem deixar os cabelos pesados e oleosos.

A melhor maneira de evitar a perda excessiva de cabelos é buscar ajuda médica, somente um diagnóstico poderá mostrar quais são as causas da queda.

?A principal orientação é procurar um especialista o mais rápido possível para iniciar uma investigação. Existem variados tratamentos, com xampus, loções, medicamentos de uso oral, intradermoterapia ou mesoterapia capilar , tratamentos com feixes de luz vermelha e infra-vermelha ? LED, que podem ajudar a amenizar a perda excessiva?, alerta o dermatologista Fernando Passos de Freitas.

Como diminuir a queda do cabelo?

É possível evitar que o cabelo caia fazendo algumas mudanças simples na sua rotina. Lavar e secar o cabelo da maneira correta podem influenciar  e ajudar a manter os fios fortes e hidratados. Conheça alguns cuidados para manter os fios saudáveis:

Lavando o cabelo

As lavagens diárias não são contraindicadas. O correto é lavar o cabelo regularmente em água morna. Use um condicionador fortalecedor e que combine com seus cabelos.

Secador de cabelo

Evite o uso de secadores em altas temperaturas. Quando você for secar o seu cabelo, mantenha uma distância de 30 centímetros do cabelo. Esse pequeno cuidado reduz a agressão ao couro cabeludo e aos próprios fios.

Xampus e condicionadores

A escolha de um xampu que não agrida os fios e que mantenha as condições naturais também é importante, como os xampus que possuem o ph igual a 5, pois não retiram a oleosidade natural dos fios.

Alimentação

A dieta adequada deve ser rica em proteínas e pobre em carboidratos. São indicadas carnes magras, principalmente peixes, que possuem ação antioxidante.

?Para manter os cabelos saudáveis, pode-se aderir à suplementação com biotina (vitamina B). Os oligoelementos como zinco, cobre e selênio, ajudam na constituição adequada dos fios. Por isso, é importante consumir nozes, amêndoas ou castanha-do-pará?, recomenda o médico.

Escova de cabelo

Observe se a sua escova não está deixando o seu cabelo quebradiço. As escovas com pinos que apresentam bolinhas de massagem na ponta são as mais indicadas, pois elas protegem o couro cabeludo e facilitam na hora de desembaraçar.

Mexa-se

Pratique exercícios físicos. Fazer qualquer atividade física ajuda a liberar as endorfinas que diminuem o estresse e previnem a queda de cabelo.

Chapinha

Evite usar a chapinha com os fios molhados. Não secar o cabelo direito e passar a chapinha pode queimar o cabelo. Certifique bem que o seu cabelo já está seco.

Fonte – Dermatologista Fernando Passos de Freitas (CRM-106.504)

Uma Resposta para “QUEDA DE CABELO- DESCUBRA COMO EVITAR”

  1. Valéria disse:

    olá dr Fernando
    Estou com queda de cabelo absurda, sempre fiu ao médico e o diagnostico é problema genético, após o meu parto está caindo muito estou desesperada com a quantidade de cabelo que cai. O que eu faço?, que remédio tomar? pois estou amamentando, me ajuda por favor.
    Valéria

Deixe uma resposta e comente!

*

2012 © Todos os Direitos Reservados para Dr. Fernando FreitasCriação e Desenvolvimento por Raul Tavares